Planejamento tributário ou planejamento tributário preventivo?

Se você é um empresário, com certeza, já se pegou perguntando se existe uma forma de pagar menos impostos, não é? Sabemos que a carga tributária do Brasil é uma das maiores do mundo e todos sempre comentam sobre a quantidade de impostos e toda a burocracia que os acompanha, mas isso não é algo para se desesperar.

O primeiro passo para ter uma mente mais tranquila em relação ao assunto é entender que você não precisa fazer tudo sozinho. É muita responsabilidade gerir toda uma empresa e ainda querer lidar com as questões burocráticas e fiscais sem cometer nenhum erro. O segundo é saber que uma empresa especializada pode te ajudar, não apenas a se manter em dia com o fisco, evitando multas e outras penalidades, mas também a diminuir a sua carga tributária.

É isso mesmo, não você leu errado! Existe uma forma legal, que não gera inconformidades com a Receita Federal, de reduzir a quantidade de impostos pagos pela sua empresa e hoje falaremos mais profundamente sobre isso.

O planejamento tributário

O Planejamento Tributário é um serviço que tem como função adotar estratégias para reduzir a carga tributária da empresa. Ele analisa a situação fiscal, identifica oportunidades de economia com base nas operações do negócio e oferece medidas de otimização da gestão, visando melhorar o financeiro do negócio de uma forma completamente dentro das leis.

Em sua definição, ainda podemos encontrar dois tipos do serviço: o planejamento tributário comum e o planejamento tributário preventivo.

O planejamento tributário comum é feito de uma estratégia mais ampla, que envolve toda a análise e adoção de medidas para otimizar a gestão da empresa. Ele pode incluir uma mudança de regime tributários, utilizar dos benefícios fiscais disponíveis, reorganizar a sua sociedade, entre outros, podendo ser realizado em qualquer momento do negócio, em uma ação única ou não.

Já o planejamento tributário preventivo é um pouco mais específico, buscando sempre procurar por ações do cotidiano que possam gerar problemas fiscais no futuro. Não há como prever erros, por isso, é importante que alguém esteja sempre atendo a eles, para identificá-los no início e essa é a principal função dessa modalidade.

Ele procura por inconsistências nos registros contábeis e entra com ações corretivas imediatamente, evitando dores de cabeça com os órgãos fiscalizadores. Além disso, essa é uma ação contínua, que não deve ser cortada ou realizada apenas em certos períodos de tempos, ela deve ser totalmente incorporada na empresa.

Quem precisa desse tipo de serviço?

Qualquer empresa pode se beneficiar de um planejamento tributário bem estruturado, independente do porte ou segmento. Porém, se a sua empresa possui uma carga tributária mais elevada e você já desconfia que algum erro pode estar acontecendo, a necessidade desse serviço de torna um pouco mais urgente e complexa.

Empresas de médio e grande porte que possuem grandes transações financeiras e operacionais, na maioria dos casos, possuem grandes oportunidades de otimização fiscal e nem sabem disso. Por isso, se você faz parte do setor industrial, tecnológico, de comércio exterior, procure saber mais essas questões e contrate uma empresa especializada, como o Escritório Confiança, para te ajudar.

Por que é importante contar com uma empresa especializada?

Um profissional de contabilidade terá todo o conhecimento necessário para realizar o seu planejamento tributário de uma forma eficiente. Ele organizará toda a estrutura da sua movimentação financeira de acordo com o que é exigido na legislação e apura os impostos, sempre em conjunto com relatórios que colaboram para a detecção de problemas ou oportunidade de mudanças para melhorias.

Aqui no Escritório Confiança somos especialistas nesta área e trabalhamos auxiliando o crescimento e sucesso de diversas empresas na região.

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3 erros que não podem ser cometidos ao iniciar um serviço de holding

A holding é uma estratégica de proteção patrimonial para bens particulares ou empresariais que traz vantagens tributárias para seus usuários, porém existem alguns erros, muito comuns e fáceis de serem cometidos por quem não possui muita experiência no assunto, que podem revogar todos esses benefícios.

No artigo de hoje, relembraremos o que é uma holding e falaremos mais sobre 3 erros que não podem, em hipótese alguma, serem cometidos.

O QUE É HOLDING?

Primeiramente vamos relembrar o conceito desse serviço. O termo holding vem no inglês “to hold”, que significa, em tradução literal, “segurar”. Isso se dá pelo fato de que o intuito do serviço é realmente segurar os bens para si de uma forma mais protegida e que garanta benefícios. Ou seja, ela cria um tipo de blindagem patrimonial em cima dos seus bens e, assim, evita que dívidas pessoas ou brigas entre sócios afetem esse patrimônio.

Existem ainda diversos tipos de holding com finalidades um pouco diferentes uma das outras, mas que ainda consistem no mesmo objetivo final, mas hoje vamos focar na holding familiar, que tem como principal objetivo proteger os bens da família.

Nessa modalidade, após a morte da pessoa que possui os bens, eles já estão separados de acordo com a sua vontade para ser distribuídos entre os herdeiros e também dispensa a necessidade de um inventário.

Vejamos agora quais são os erros que você NÃO PODE cometer.

NÃO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

Não investir em um planejamento estratégico para a criação da sua holding é algo que não pode acontecer, pois todo o esforço para conseguir benefícios pode ser em vão.

O processo de constituição de uma holding é completo e precisa da atenção de diversos setores para que seja feito corretamente, por isso o mais adequado é ter uma empresa especializada ao seu lado, para colaborar com esse planejamento e sua criação.

Um exemplo claro do que pode dar errado nesse sentido é que, caso haja qualquer erro, a sua proteção patrimonial pode ser considerada inapta por confusão patrimonial ou desvio de finalidade.

NÃO FAZER UMA ANÁLISE DE VIABILIDADE.

É preciso ter em mente que a holding não é para qualquer um. Mesmo que ela forneça muitos benefícios, ela ainda é um processo custoso e que deve ser avaliado com cuidado para saber se realmente vale a pena ou é preciso procurar outra solução.

Na criação desse trabalho você precisará contratar profissionais como advogados, contadores, administradores, além de pagar impostos, taxas e emolumentos, então uma análise de viabilidade de custos é essencial antes de fechar o contrato para iniciar o serviço.

NÃO ALINHAR COM OS SÓCIOS OU FAMILIARES.

Algumas holdings podem acabar perdendo o seu sentido e eficácia após o falecimento do principal gestor, pois não houve transparência e organização com os sócios e familiares durante os processos iniciais.

Isso não pode acontecer, porque um dos principais objetivos é justamente evitar conflitos em relação aos bens para os herdeiros e, caso não haja uma conversa e concordância entre eles para a criação da holding, ela pode não servir de nada no futuro.

É através de um contrato social que as holdings são definidas e, por isso, todos os envolvidos precisam estar presentes e cientes do que estarão aceitando daqui para frente.

Agora que você já conhece mais sobre as holdings e os erros que não pode cometer, caso esteja interessado no serviço, conte com a T2Brasil.

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Auditoria – Uma obrigatoriedade ou prevenção?

Cumprir as normas Brasileiras de contabilidade é um dever de qualquer empresário, porém, sabemos que não podemos fingir que essa é uma tarefa fácil. Para que nenhum erro acabe passando, quando o gestor trabalha sozinho, ele precisa atuar diretamente na gestão financeira e contábil do negócio, mal tendo tempo para a realização de outras tarefas.

Por isso, a auditoria existe. Esse é um serviço que possui o objetivo de verificar, cuidadosamente, cada uma das documentações da empresa e averiguar se as informações estão de acordo com o que é exigido pelo fisco ou não.

Profissionais da área de contabilidade já estão acostumados com essa tarefa, por isso, é muito melhor ter um profissional ao seu lado, do que tomar todo o cargo para você e acabar correndo o risco de sofrer com inconsistências, no futuro.

Outra coisa importante de se ter em mente é que o serviço não deve ser utilizado apenas quando as coisas não vão bem.

Conforme declarado no Artigo 11.638, Artigo 3, grandes empresas devem, por lei, fazer auditorias:

Art. 3º. Aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, as disposições da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários.

E por que? Justamente porque o objetivo dela é garantir a autenticidade dos registros, dar credibilidade às demonstrações financeiras e ter meios de identificar problemas no sistema de controle da sua empresa, além de fazer recomendações para melhorias ou ajustes para que tudo fique conforme exige a lei.

E, por mais que não seja uma obrigatoriedade para pequenas empresas, ela ainda se faz muito necessária para encontrar gargalos em processos e possuir relatórios que contribuem para tomadas de decisões e melhorias.

Não espere o problema bater à porta, conte com a T2Brasil para estar ao seu lado!

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A importância de ter uma consultoria de Comércio Exterior

A consultoria de comércio exterior é essencial para ajudar empresários que desejam expandir seus negócios e exportar ou importar produtos de fora do Brasil com qualidade e segurança, sem correr riscos de terem produtos barrados ou qualquer outra situação causada por irregularidades.

Os profissionais da T2Brasil possuem expertise em consultoria internacional para te auxiliar em todos os procedimentos e manter seu negócio atualizando quanto às legislações aplicáveis no procedimento de alfândega, setor jurídico, taxas aduaneiras, questões ficais, administrativas e muito mais.

Por isso, separamos aqui alguns pontos importantes que você deve considerar, além das vantagens, é claro, que contratar esse serviço para alavancar o seu sucesso e crescimento ainda mais.

VANTAGENS DA CONSULTORIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

Você sabia que qualquer errinho mínimo em um momento de importação pode acarretar em multas ou até mesmo perda da carga comprada/enviada? É isso mesmo e, por esse exato momento, que é tão importante entender, ou ter alguém que entenda, de todas as questões que envolvem esse setor, evitando possíveis dores de cabeça e solucionando problemas com rapidez.

Então, vamos agora ao que interessa, as vantagens:

AUXÍLIO ESPECIALIZADO

A importação é uma prática que, quando executada adequadamente, trata benefícios diversos para o seu negócio, afinal é possível gerar economia e até mesmo conquistar novos clientes, tendo em seu portfólio produtos que, por aqui, talvez não seriam tão fáceis de se encontrar.

Com a consultoria, você terá uma equipe de profissionais multidisciplinares que possuirão conhecimento técnico sobre tudo o que envolve o ambiente de negócios internacionais, evitando que você cometa erros, caia em fraudes ou perca seu dinheiro.

PLANEJAMENTO MAIS ASSERTIVO

Uma outra grande vantagem é contar com uma empresa especializada para fazer o planejamento por você, assim, você não perde tempo tendo que aprender um monte de questões burocráticas e apenas aprova a ideia final.

Esse planejamento é muito importante, pois tem como objetivo otimizar ao máximo as operações aduaneiras, reduzindo custos e tempo gasto na rotina do trabalho, criando um sistema de logística internacional muito mais assertivo.

Ainda dentro desse tópico, haverá o levantamento de custos, onde o empresário terá uma ideia mais concentra do quanto precisará gastar para atingir seus objetivos.

INTERVENÇÕES POSITIVAS

Muitas vezes pensamos que depois que o planejamento está feito é só seguir ele a risca que tudo dará certo, mas nem sempre as coisas realmente acontecem assim. Isso porque imprevistos podem acontecer em qualquer lugar e, por isso, é essencial que você tenha uma equipe pronta para resolver problemas de forma rápida, caso eles aconteçam.

Assim, a consultoria está sempre disponível para te auxiliar e corrigir eventuais problemas, evitando que eles se tornem algo grande que possa prejudicar o seu bolso ou a empresa.

E aí? Conseguimos te convencer? Esperamos que sim e, caso a resposta realmente seja positiva, te convidamos a conversar com a nossa equipe e saber mais alguns dos benefícios de trabalhar ao lado da T2Brasil, uma empresa conceituada em nossa região!

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5 benefícios da Consultoria de Comércio Exterior

A Consultoria de Comércio Exterior é um serviço cujo objetivo é auxiliar o empresário em suas transações internacional, executando os procedimentos de acordo com as normas aduaneiras do Brasil.

Esse tipo de coisa está sempre mudando, por isso, ter um profissional em consultoria internacional é essencial para não cometer erros, afinal, para um empresário, é complicado estar sempre atualizado quanto às legislações da alfândega.

Além disso, em nosso serviço também ajudamos sua empresa nas questões jurídicas, fiscais e administrativas de tudo que envolva os trâmites de comércio exterior.

Qualquer erro, mesmo que pequeno, durante um processo de importação pode acarretar em multas e perda de cargas, por isso, é preciso ter um cuidado redobrado com essas questões e, se você é um viajante de primeira viagem neste mundo, o serviço de consultoria se torna mais essencial ainda!

Para te ajudar a compreender melhor sobre as vantagens de trabalhar conosco, separamos alguns benefícios que você pode ter ao contratar nossos serviços. Vamos lá!

5 BENEFÍCIOS DA CONSULTORIA DE COMÉRCIO EXTERIOR

1. Auxílio de profissionais experientes e qualificados

Os negócios no exterior podem trazer ótimos resultados para sua empresa, quando executado da maneira correta! Porém, são poucos os empresários que sabem todas as legislações para realizar compras de outros países, por isso, ter profissionais especialistas ao seu lado é a melhor solução para um bom planejamento.

Ao contratar a consultoria, você terá uma equipe multidisciplinar, qualificada e eficiente para te dar todo o suporte técnico nos negócios internacionais.

2. Planejamento operacional

A equipe de consultoria fica responsável por realizar todas as atividades de importação e exportação, realizando planejamentos mais assertivos.

Com uma equipe totalmente focada nisso, é possível otimizar ao máximo as operações aduaneiras, reduzir custos e o tempo gasto na rotina de trabalho, além de trazer mais eficiência em processos logísticos para que os produtos sejam transportados mais rápido.

Nesse quadro, podemos adicionar as seguintes funções:

• Levantamento de custos;

• Avaliação de regime aduaneiro;

• Orientação dos procedimentos operacionais;

• Atualização constante da classificação de produtos; e

• Levantamento de custos.

3. Possibilidade de intervenções positivas

Mesmo com um planejamento eficiente, é importante estar sempre atento aos processos para garantir que nada dará errado no meio do caminho. Com a presença dos profissionais de consultoria ao seu lado, você poderá ter a segurança de que, se algo não sair como o planejado, ele atuará imediatamente como um auxílio especializado para corrigir o problema.

Ter alguém para analisar a situação interna e externa é a melhor maneira de encontrar soluções rápidas e que não gerem prejuízos para o seu negócio.

4. Atender demandas jurídicas

Quando você faz uma compra internacional existem inúmeras questões em torno dessa operação, envolvendo ações judiciais e administrativas, além de documentação de importação e outras possíveis restituições tributárias que podem ser bem complexas de se lidar.

Com um profissional especialista ao seu lado, essas questões burocráticas não se tornam um problema, e podem prosseguir com segurança e rapidez para garantir que os seus negócios continuem funcionando adequadamente.

Isso ajuda sua empresa a evitar o pagamento indevido de tributos, diminuir a possibilidade de ações judiciais e fiscais, solicitar mandados de segurança em caso de apreensão de mercadorias e muitas outras situações.

5. Acompanhamento em tempo real

Por fim, uma das grandes vantagens de ter uma consultoria ao seu lado é poder ter acesso em tempo real do que está acontecendo com as suas mercadorias.

A maioria dos profissionais trabalha por meio da emissão de relatórios que abordam o desempenho das operações, mantendo os gestores sempre informados do que está dando certo, do que houve de errado e outras informações importantes para tomadas de decisões e investimentos.

A T2Brasil é especialista em trâmites de Comércio Exterior e pode te ajudar a alavancar os negócios por meio de uma verdadeira parceria de sucesso!

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Diferenças entre assessoria e consultoria.

Quando se tem uma empresa, muitas vezes é necessário contar com a ajuda de um serviço terceirizado para ajudá-lo no acompanhamento de questões burocráticas. Mas aí, surge a dúvida: é melhor contratar uma assessoria ou uma consultoria?

Ambos os serviços podem ser facilmente confundidos, até porque na grande maioria dos casos, empresas podem oferecer os dois. Mas é importante saber que cada um deles oferece resultados diferentes e, por isso, é importante conhecer o significado de cada termo.

É claro que os dois visam oferecer soluções e melhorias às empresas, mas existem diferenças notáveis e, para te ajudar, hoje vamos explicar cada uma delas para você.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ASSESSORIA E CONSULTORIA.

A assessoria é um serviço que tem como objetivo auxiliar o cliente em um problema específico, de uma área específica. Ou seja, o time de assessoria contratado irá dar foco em um setor de atuação da sua empresa, trabalhando ativamente nos processos, elaborando projetos de melhorias, os executando e propondo novas soluções operacionais, toda vez que for necessário, a fim de evitar o sanar problemas pontuais.

Ela auxilia empresas a obterem melhor desempenho, rendimento e competitividade, podendo ser na área contábil, fiscal, tributária e muitas outras.

Já quando falamos de consultoria, o cenário é um pouco mais amplo. Esse serviço tem como objetivo acompanhar as atividades de todos os setores da empresa, realizando um diagnóstico completo de suas falhas, para ter uma base de informações concretas e, assim, oferecer soluções estratégicas para realizar modificações e melhorias em cada processo.

Também é comum que o serviço de consultoria tenha um prazo estipulado. Ela também pode realizar pesquisas, estudos e oferecer treinamentos aos seus colaboradores, além de atualizar as práticas organizacionais.

Em outras palavras, a assessoria atua realizando ações necessárias para pontos específicos, enquanto a consultoria oferece as soluções para que a empresa realize, por si só, as melhorias da forma como achar melhor.

Nesses casos, para saber qual a melhor opção para o seu modelo de negócio, é importante avaliar o que você está precisando mudar e se está disposto a fazer mudanças que, em alguns casos, podem ser consideradas “radicais”, como a implementação de novas tecnologias para a otimização do trabalho, por exemplo.

Na T2Brasil oferecemos diversos serviços de assessoria para sua empresa, visando sempre oferecer as melhores soluções do mercado e ajudar você, empreendedor, a solucionar os problemas de uma forma eficiente e estratégica.

Conosco você pode contratar Assessoria Contábil, Assessoria Tributária, Assessoria Financeira e Assessoria Jurídica.

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Desmistificando 5 mitos sobre a contabilidade!

São muitos os mitos que percorrem a sociedade quando o assunto é contabilidade, porque apesar de este ser um ramo muito conhecido, ele ainda é caracterizado por uma série de achismos.

E hoje, no tão famoso dia da mentira, não poderíamos perder a oportunidade de desmistificar alguns desses mitos, tornando a contabilidade mais transparente e leve para cada um de vocês, nossos queridos clientes.

5 MITOS SOBRE A CONTABILIDADE

Temos certeza que, no decorrer deste artigo, você irá notar que já ouviu alguma dessas frases e, em alguns casos, pode até ter acreditado nelas! Por isso, aproveite para abrir a mente e dar uma nova oportunidade à contabilidade. Vamos lá!

“A CONTABILIDADE SÓ FALA DE IMPOSTOS”

Mito, um grande mito!

A contabilidade engloba uma série de assuntos importantes como balanços contábeis, análises financeiras e outras demonstrações que colaboram para o controle de informações de empresas. Também lida com questões tributárias, documentais e econômicas, sendo um setor essencial para negócios de todos os ramos.

“É SÓ BUROCRACIA”

Não mesmo!

Um bom escritório contábil não se limitará apenas à parte burocrática da empresa, mas também atuará como um parceiro ideal para criar estratégias de tomadas de decisões, realizando análises completas da situação contábil do negócio.

Ela também é fundamental para montar um bom planejamento tributário, auxiliando os gestores a diminuírem os seus gastos tributários, de forma totalmente dentro da lei.

“NÃO É TODA EMPRESA QUE PRECISA DE UM PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE”

Esse é um mito perigosíssimo!

Segundo o artigo 1.179 do Código Civil, lei n° 10.406/02, todas as empresas precisam ter contabilidade. Não importa se é micro, pequena, média ou grande, é necessário para que os tributos fiquem sempre em dia e nenhum erro seja cometido.

Afinal, a contabilidade é uma parte muito importante para o funcionamento do negócio e, sem um especialista, muitos problemas podem acontecer.

“CONTABILIDADE É PURA MATEMÁTICA”

Isso é um equívoco!

Você sabia que a contabilidade nem está na área de ciências exatas? É isso mesmo, ela é considerada uma ciência humana! Isso é porque, muito além de números, ela tem como função interpretar e analisar os registros e ajudar com a gestão interna da empresa, além de outras funções que abrangem setores diversos.

“CONTABILIDADE É MUITO ARCAICA”

Tudo bem pensar isso. Ainda existem vários profissionais que preferem trabalhar da forma tradicional, onde somente cumprem com suas funções relacionadas às obrigações acessórias e tributárias, porém é um erro achar que todos são assim.

Atualmente, a contabilidade evolui muito, chegando até mesmo em métodos de trabalho 100% digitais. Há também profissionais que atuam plenamente em outras áreas da empresa, inclusive auxiliando na gestão, prestando auditorias, perícias, controladoria e muitos outros casos importantes para um funcionamento saudável do dia a dia.

Agora que você já conhece esses mitos e suas verdades, temos certeza que sua visão sobre a contabilidade já mudou bastante. E lembre-se, na dúvida, a melhor escolha é sempre ter um profissional habilitado para estar ao seu lado.

A T2Brasil está preparada para te atender, com acessórias completas em todos os âmbitos corporativos.

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Cair na malha fina, eu?

Evite cair na malha fina. Evite perda de tempo com diligencias fiscais. Receba mais rápido sua restituição.

Transparência e conhecimento. Estas são as chaves para você não cair na malha fina. Transparência sendo totalmente honesto em sua Declaração de IR e tendo o conhecimento técnico de cada lançamento e como o fisco as checa com outras declarações entregues por terceiros.

Evite multas que podem chegar até 75% do IR devido.

O que é malha fina?

malha fina é o nome dado a qualquer inconsistência verificada em sua Declaração de IR seja ela por alguma informação preenchida errada ou comprovantes faltantes ou incongruência com outras Declarações entregues por Terceiros. Por exemplo: Dmed-entregue pela área de saúde, DIMOB-entregue por imobiliárias, construtoras, DIRF– entregue por empresas declarando os valores recebidos por funcionários, retidos com IR na fonte, entre outras.

Quando existe esta inconsistência, o fisco envia um aviso, que se for resolvido, sua DIPF volta ao processo de homologação e você recebe sua restituição um tempo depois ou paga o IR de forma adicional regularizando assim sua pendência.

O problema está quando você não atende o fisco ou não consegue resolver tal pendência. Confira aqui alguns possíveis motivos que fazem você cair na malha Fina.

1. Informes de rendimento – Incompatibilidade
O valor de acréscimo de seu patrimônio deve ser compatível com as receitas recebidas. Caso contrario, esta diferença estará sendo verificada pelo Fisco em malha fina, devendo você acertar sua DIPF, com risco de multas punitivas por sonegação.

2. Erros de Preenchimento e digitação.
Estes erros acontecem com muita frequência, principalmente àqueles que deixar para a “ultima hora”, não tendo tempo de analisar cuidadosamente os dados digitados. Esta malha fina é fácil de correção, porém deve ser feita em tempo hábil para não incorrer nas multas fora do prazo de acerto que o fisco permite.

3.  Inclusão irregular de dependentes
Dependentes filhos de pais separados judicialmente. Neste caso somente pais que tem a guarda do filho é que podem declara-lo como dependente. Caso você não tenha a guarda dos seus filhos, mas pague pensão alimentícia, é possível declarar a(s) criança(s) como alimentanda(s), e não dependente.

Nessa situação, a Receita descobre facilmente a irregularidade apenas cruzando os dados com a declaração do(a) ex-parceiro(a). Caso esse seja o motivo pelo qual você caiu na malha fina, basta apresentar os documentos comprobatórios de pagamento de pensão ou guarda dos filhos à Receita Federal.

4.  Omissão de renda do declarante e/ou dos dependentes
É fácil o declarante “esquecer” de declarar a renda do dependente. Rendimentos dos pais, avós, sogro, sogra, bolsas de estudo, remuneração por estágio, etc, tudo deve ser declarado como rendimentos do dependente

No caso de comprovação de omissão de renda dos dependentes, a Receita notifica o declarante, que deve agendar um horário para prestar esclarecimentos ao Leão em uma sede, presencialmente.

5.  Gastos médicos Incompatíveis
Declarar gastos médicos ou odontológicos não reais também é motivo para cair na malha fina. Pelo cruzamento de dados com a DMED, o governo pode conferir via sistema ou por meio dos planos de saúde se os gastos declarados estão corretos ou adulterados para receber mais na restituição.

Além disso, gastos médicos relevantes naquele ano base, sendo eles fora do normal podem cair em malha fina simplesmente para o declarante mostrar a documentação. Por exemplo, uma cirurgia particular naquele ano, haverá despesas médicas e hospitalares de grande monta.

Cabe ressaltar, que cirurgias estéticas não são dedutíveis pelo fisco, podendo cair também em malha fina e, não sendo elas recomendadas, poderão ser glosadas em sua dedução.

Nesses casos, a Receita Federal intima o declarante a comparecer em uma sede física para prestar esclarecimentos sobre os gastos médicos.

6.  O Fisco e o cruzamento dos dados
Como expomos em nosso Blog “Os Dedos duro do Imposto de Renda” o Fisco utiliza diversas Declarações de diversas áreas que através do seu banco de dados integrado cruzam informações para alocar inconsistências.

DIRF, DMED, DOI, DIMOB, DECRED, DIMOF, são algumas declarações de diversas origens que o fisco recebe e cruza suas informações em seus bancos de dados.

7. Omissão de recebimentos de Aplicações no mercado de ações, aluguéis ou pensões.
Um dos principais motivos para cair na malha fina é “esquecer” de declarar ações ou outras fontes de renda, como recebimentos de aluguel ou pensões. Para ações, quem recebe mais de R$ 20 mil com a venda de ações mensalmente, é necessário declarar o valor.

Quanto aos aluguéis, se o pagamento do valor é feito diretamente à pessoa física, é preciso que o declarante que recebe o valor informe à Receita Federal o valor recebido mensalmente e preencha o carnê-leão por meio do e-CAC.

Se houver intermédio de uma imobiliária, é necessário pedir que a empresa envie o informe de rendimentos sobre os aluguéis recebidos.

As regras de declaração para pensão variam de acordo com o tipo de pensão: alimentícia, por aposentadoria ou por morte, mas todas elas devem ser declaradas, mesmo que tenham direito à isenção. Não declarar a pensão pode te trazer problemas com a malha fina.

Esquecer de declarar ações, aluguéis ou pensões é, sim, motivo para cair na malha fina e você pode ser convocado para prestar esclarecimentos.

Caso você precise, a T2BRASIL estará de Plantão para auxiliá-lo (a) a preencher sua DIPF e tirar qualquer dúvida. Conte com a gente!

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Pix: Declarar ou não Declarar as movimentações no Imposto de Renda?

Saiba mais sobre a fiscalização da Receita Federal e se as transações via Pix devem ser informadas na declaração deste ano.

Uma grande inovação para os brasileiros foi o lançamento pelo Banco Central (BC), do sistema de transferências Pix. Hoje o Pix faz parte da vida dos brasileiros e empresas como meio de pagamentos, recebimentos e negócios.  Desde novembro de 2020 o dispositivo caiu no gosto dos brasileiros, tanto para Pessoas Físicas ou Jurídicas, que quase se esqueceram do DOC e do TED. Consequentemente, o Fisco está “de olho” neste modelo de movimentação. Consequentemente, o Fisco está “de olho” neste modelo de movimentação.

Sabe-se hoje que o Fisco é informado de cada movimentação feita pelo Pix dentro do ano calendário dentro de todos os CPF ou CNPJ.

Por serem mapeadas, essas transferências podem trazer impactos na declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) e Jurídicas (DIPJ) deste ano.

Podemos considerar então que, a soma de todas as movimentações Pix no ano-calendário deve ser menor que o total de rendimentos declarados, tanto para as Pessoas Físicas como nas Jurídicas. Caso isto não aconteça, corre-se o risco de cair na temida “malha fina”. Além disso,  movimentações de valores altos, fora do padrão de recebimentos ou pagamentos da Pessoa Física ou Jurídica, também chamam a atenção do Fisco, podendo ser motivo de fiscalização pelo Fisco.

Logicamente que não é necessário declarar todos os Pix enviados ou recebidos, mas estar atento ao total de pagamentos e recebimentos movimentados em sua conta corrente comparados à sua Receita (entradas de valores) e saída de valores, tendo em arquivo sempre o histórico destes Pix para uma possível diligência pelo Fisco.

Caso você precise, a T2BRASIL estará de Plantão para auxiliá-lo(a) a  preecher sua DIPF e tirar qualquer dúvida. Conte com a gente !

(19) 3406-8804

R. Cabo Oswaldo de Moraes, 287 – Conserva, Americana

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Qual o prazo de entrega do Imposto de Renda 2023?

Prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2023 será de 15 de março a 31 de maio!

Não se esqueça de já ir preparando a documentação base para sua entrega da DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA de 2023!

O maior entrave é que, muitos costumam deixar para a última hora a colheita das informações e documentos que serão base para a DECLARAÇÃO DE IR.

  • Para ajudar, citamos abaixo alguns itens que devem constar do seu “check-list” desta documentação:
  • INFORMES DE RENDIMENTOS RECEBIDOS de Pessoa Jurídica; Físicas, (IR Assalariado, Pro Labores, Aluguéis, etc.)
  • INFORME DE RENDIMENTOS DAS OPERAÇÕES FINANCEIRAS efetuadas (Aplicações, Ações, Poupança, Criptomoedas);
  • Cópia de DOCUMENTO DE VENDA OU COMPRA efetuada de Veículos e Imóveis (RENAVAM, REG. DE IMÓVEIS);
  • Relação de pagamentos efetuados em imóveis relativos a CONSTRUÇÕES E REFORMAS EFETUADAS EM IMÓVEIS;
  • Informes sobre DOAÇÕES (EFETUADAS OU RECEBIDAS), HERANÇAS, INVENTÁRIOS, PARTILHA E MEAÇÃO DE DIVÓRCIO OU EMPRÉSTIMOS RECEBIDOS OU EFETUADOS (pessoas físicas ou jurídicas);
  • INFORME DE PAGAMENTOS do ano às ESCOLAS, PLANOS DE SAÚDE, e Nfs ou Recibos de DESPESAS MÉDICAS;
  • CARNÊ LEÃO Preenchido por Profissionais Liberais em 2022 antecipadamente e diretamente no Site da Receita Federal e seu Imposto de Renda;

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